top of page

Problemas Conjugais

terapia3.png

  Problemas conjugais podem acontecer por diferentes motivos e dentre eles pode-se citar o ciúme, a traição, os problemas sexuais, e a falta de comunicação, dentre outros.

  É muito difícil apontar exatamente os motivos que provocam conflitos nos relacionamentos e fazem com que as brigas comecem.

  Na medida em que começam a desconfiar um do outro não passa de uma ilusão, torna-se cada vez mais difícil fazer coisas contra a vontade, assim como diminui muito a disposição para sacrifícios visando manter uma relação, mesmo em meio a conflitos.

 

O que são Problemas Conjugais?

    O casamento é uma instituição influenciada pelas mudanças políticas, socioeconômicas e históricas, em um espaço e tempo e por isso, está exposta a grandes transformações, cabendo ao casal saber aceitar ou não tais mudanças que lhe afetam.

   Hoje, devido a tantas mudanças que ocorrem, é preciso incentivo e fatores que façam com que o casal tenha um relacionamento duradouro.

   Contudo, problemas conjugais podem acontecer por diferentes motivos e dentre eles pode-se citar o ciúme, a traição, os problemas sexuais, e a falta de comunicação, dentre outros.

 

 O que provoca os Problemas Conjugais?

  Os casais podem procurar terapia de casal por diversos motivos, no entanto, é frequente que existam temas transversais e semelhantes nos pedidos de ajuda, nomeadamente: Dificuldades na comunicação

  A terapia de casal poderá servir para potenciar a comunicação entre casais. As interações existentes por vezes são cíclicas, saturadas e pouco claras. Os ajustes das expectativas de mudança de ambos os parceiros, são aspectos que são muito trabalhados no decorrer da terapia.

   Também pode ajudar a resolver as diferenças nas expectativas de ambos os parceiros.

 

As Crenças e os Valores

   Quando são muito distintas, interferem enormemente no quotidiano familiar, nomeadamente quando há filhos em comum. O ajuste das crenças e valores “do nós” na formação de uma nova família.

Gestão e economia doméstica

   Os problemas financeiros são uma grande fonte de conflito nos relacionamentos. A terapia de casal pode ajudar a promover o diálogo aberto e a transparência em torno dos hábitos da gestão e economia doméstica da família, potenciando um melhor entendimento do casal a esse nível.

    Em terapia de casal, 1+1 = 3, uma vez que a esfera individual de cada um dos membros do casal deve ser tida em conta a par e passo com a coexistência de uma esfera conjunta (o nós). Por vezes o equilíbrio e a coexistência da esfera individual com a esfera conjunta (onde entram os filhos e o tempo passado em conjunto) não é fácil de alcançar.

O Nascimento e a Morte de um Filho

    A entrada e saída de elementos de um sistema familiar, afeta drasticamente o seu funcionamento e é um fator de stress significativo, na vivência familiar. É muito importante que os casais recorram a apoio, a fim de minimizarem o sofrimento que, muitas vezes, não é fácil de ser verbalizado e vivido em conjunto, sem o devido apoio.

A Incapacidade para ter filhos

    As situações de incapacidade para ter filhos são extremamente desafiadoras para os casais. A intervenção em terapia de casal ajuda significativamente a potenciar a comunicação e o entendimento dos sentimentos coexistentes por ambos os membros.

   Trabalhar essas mesmas dificuldades ou um projeto de vida alternativo ao da parentalidade, poderá ser o objetivo da intervenção terapêutica.

Famílias reconstruídas | “Os Meus, os Teus e os Nossos”

   A ajuda terapêutica poderá minimizar conflitos existentes na nova família e consciencializar os seus membros, das lealdades existentes e na criação de novos laços afectivos entre todos. Potenciar as competências da nova família e ajudar os grandes desafios que o novo sistema familiar enfrenta.

Família de origem

    A terapia de casal poderá potenciar a minimização dos conflitos existentes com outros membros da família alargada, como pais, tios e avós. A repor lealdades e a compreender que face aos laços previamente existentes, por vezes na criação da nova família, há desafios que idealmente devem ser entendidos e aceites.

Sexualidade

    A vivência de uma sexualidade pouco gratificante e algum afastamento provocado pela falta de intimidade, é o que leva muitos casais a procurarem ajuda. A terapia poderá servir para a delineação de estratégias favoráveis, potenciando a partilha de sentimentos e necessidades, a fim de melhorar este aspecto importante e potenciador de bem-estar individual e em casal.

Problemas de saúde

   Qualquer questão que afecte a saúde física ou saúde mental de um elemento da família, poderá causar e colocar os casais e as famílias em situações extremamente frágeis. A terapia poderá ajudar a lidar com o stress que estas situações trazem no seio da vivência familiar.

Desigualdade de gênero na família

   A ausência de partilha de tarefas em casa e na ocupação com as tarefas inerentes à parentalidade, é um tema muito frequente e que é bastante reflectido em conjunto nas consultas de terapia de casal. Muitas vezes a simples reflexão com casal sobre esse tema, leva a que ocorram alterações significativas nas dinâmicas existentes, passando a existir uma efectiva partilha de responsabilidades, quer seja com as obrigações familiares, quer com as tarefas diárias e necessárias a ter em conta no dia-a-dia da família.

bottom of page